Bruxismo – você sabe o que significa? 3


Recebemos através da nossa página no facebook a dúvida de uma internauta sobre bruxismo. Gostaríamos de aproveitar esta oportunidade que nos foi dada, para falar um pouco mais sobre o assunto, nos acompanha?

O nome bruxismo parece estranho, até mesmo maquiavélico, não concorda?

Bruxismo

Mas não se assuste, o nome não tem absolutamente nada a ver com o que a maioria pensa (algo maligno) e sim, com a pronuncia da palavra na língua em que foi criada. Este “problema” ou hábito, também é conhecido por briquismo.

Agora, o que é exatamente esse bruxismo? Fizemos essa pergunta a nossa querida Dra. Jamila e ela nos deu uma palestra maravilhosa sobre o assunto, transcrevemos as palavras dela aqui para que você também possa ficar por dentro!

O que é bruxismo?

O bruxismo é um hábito para-funcional, em palavras mais simples, é uma desordem da musculatura e articulação da região (da boca).

O que essa desordem provoca?

Quando a pessoa tem bruxismo, ela fica rangendo os dentes. Isso normalmente acontece a noite e a pessoa não percebe, existem casos, em que a pessoa pode ranger os dentes durante o dia.

Bruxismo - você sabe o que significa?

O que causa o bruxismo, como as pessoas desenvolvem esse hábito?

Normalmente, a principal causa do bruxismo é emocional, alto nível de stress, depressão, etc.

O que o bruxismo pode trazer como consequências para a pessoa?

As consequências podem ser, desgaste dos dentes, dores de cabeça, dor na musculatura da região, estalos na articulação devido a força que é exercida, podendo chegar a doer na região dos dentes.

Existe tratamento para isso?

É claro, o tratamento consiste basicamente no uso de plaquinhas de mordida ou plaquinhas miorrelaxantes. Essa plaquinha será utilizada pelo paciente nos momentos em que ele costuma ranger os dentes (durante a noite por exemplo). Ela tem uma espessura maior que é justamente o que fará com que ao ranger os dentes, não haja pressão sobre a região e sim o relaxamento da musculatura.

Placa Miorrelaxante

Essa plaquinha, junto a medicações miorrelaxantes, são o principal tratamento contra o bruxismo. Vale ressaltar que esta é só uma parte do tratamento que cabe a nós da odontologia, ainda assim, o paciente deve buscar o tratamento da causa do bruxismo, quase sempre relacionada ao seu lado emocional, sejam problemas com stress elevado, depressão, traumas recentes, etc.

Isso pode ser feito através da prática de algum esporte, encontrando atividades que goste de fazer para fugir da rotina diária, ou ainda, em casos mais sérios de depressão, buscar um tratamento adequado com profissionais da área como psicólogos ou psiquiatras.

O mais importante é que a pessoa saiba que existe tratamento e nós estamos aqui justamente para ajudá-los nisso.

Bom, esperamos que você tenha gostado de aprender um pouquinho mais sobre saúde bucal.

Gostaríamos de lembrá-lo que o cuidado com a sua saúde bucal é importantíssimo, então mantenha visitas regulares ao seu cirurgiã-dentista, prevenir é sempre melhor do que remediar.

Caso tenha dúvidas ou queira mandar perguntas para a Dra. Jamila, entre em contato conosco através do formulário de contato deste site ou mande-nos as suas perguntas pelo whatsapp (11) 9.4839.3501.

E é claro, não esqueça de curtir a nossa pagina no facebook!

Um grande abraço!


3 pensamentos em “Bruxismo – você sabe o que significa?

Os comentários estão desativados.