Aparelho convencional ou Autoligado?

Em um post anterior, falamos sobre a diferença entre aparelhos fixos e removíveis, neste, abordaremos a diferença entre os denominados aparelhos convencionais e autoligados.

Muitas pessoas têm dúvidas sobre os aparelhos autoligados frente aos convencionais, parece que a única diferença é que um deles usa “borrachinhas” e outro não.

A diferença, entre tanto, é gigantesca!

De fato, uma das diferenças entre ambos são as ligaduras elásticas ou como são comumente conhecidas, as “borrachinhas”, o que a maioria das pessoas não sabe é que essas “borrachinhas” são causa de outra grande diferença, porém desta vez funcional e não estética.

As ligaduras elásticas afetam drasticamente o tratamento, pois além de serem porosas e acumularem bactérias (gerando tártaro, cáries e mau hálito), geram atrito no fio ortodôntico (arco), causando limitações no tratamento, lentidão no alcance dos resultados e a tão temida dor.

Já os aparelhos autoligados não dependem das ligaduras elásticas (borrachinhas), usam um sistema completamente diferente de retenção do fio nos bráquetes (veja a imagem abaixo). Sem estas ligaduras elásticas, o atrito é quase nulo e o acúmulo de bactérias cai significativamente.

Fica obvio conhecendo essas particularidades, que o tratamento com aparelhos autoligados é muito mais eficiente e rápido. Além disso, como o autoligado não tem o atrito causado pelas ligaduras elásticas, a força necessária para movimentação dos dentes é muito menor, diminuindo assim o incomodo e dor comumente relatados por pacientes que usam aparelhos convencionais.

Aparelho convencional ou Autoligado?

Outra diferença significativa é que, os aparelhos ortodônticos autoligados permitem a execução da maioria dos tratamentos ortodônticos sem a necessidade de extração de dentes. O que é comum em pacientes que passarão a utilizar o aparelho convencional. Utilizando aparelhos autoligados, obtemos uma excelente expansão maxilar, deixando o nosso sorriso muito mais aberto e bonito.

Os aparelhos autoligados vem revolucionando a ortodontia com seus fios termo ativados e ganhando cada vez mais e mais adeptos.

As diferenças são gritantes e muitos pacientes optam pelo aparelho convencional pois não conhecem a diferença entre um e outro, deixando-se levar na maioria das vezes pela questão estética. Vale frisar que os aparelhos autoligados também tem bráquetes estéticos, a diferença entre o estético e o metálico é o valor, nem sempre acessível a maioria dos pacientes.

auto_metalico_estetico

Bom, esperamos que tenha gostado deste post e finalize esta leitura com um pouco mais de conhecimento sobre aparelhos convencionais e autoligados.

Não esqueça de deixar o seu comentário abaixo, curtir a nossa página no facebook para ficar sempre por dentro das novidades sobre cuidados e saúde bucal e como não poderia deixar de lembrar, acesse também a nossa sessão de cartilhas e baixe quantas desejar, é gratuito!