Aparelho fixo ou removível? 1


Neste post, vamos falar um pouco mais sobre aparelhos ortodônticos, mais especificamente, sobre aparelhos fixos e removíveis.
Aparelho fixo ou removível?

Antes disso, vamos descobrir qual a definição de aparelho ortodôntico?

Novamente usando a Wikipédia como referência:

 O aparelho ortodôntico é um dispositivo utilizado por ortodontistas em seus pacientes para fazer o alinhamento dos dentes quando eles se desenvolvem com uma má formação. Serve para corrigir a posição dos dentes para fins estéticos e funcionais.

Agora você já sabe o que de fato é o aparelho ortodôntico, um meio e não um fim. Vamos entender um pouco mais sobre os tipos de aparelhos existentes.

Você já deve ter visto ou até mesmo usado aparelhos fixos e/ou removíveis, correto? Aí você se pergunta, quando usar um ou outro? Posso usar o que eu quiser? A resposta é não! O tipo de aparelho ideal para você será definido pelo seu ortodontista após uma avaliação criteriosa!

Aparelho fixo ou removível?Os aparelhos removíveis são mais indicados para pequenos movimentos dentários e pacientes em fase de crescimento. Neste último caso, é aproveitado o crescimento do próprio paciente – é o que denominamos de “Ortopedia Funcional dos Maxilares”. O objetivo primordial deste tratamento é a alteração do crescimento ósseo da face.

Já os aparelhos fixos, aqueles compostos de bráquetes colados nos dentes, são mais utilizados em pacientes que necessitam de uma movimentação maior dos dentes, impedindo inclinações desnecessárias. Para cada tipo de aparelho ortodôntico, existe uma infinidade de técnicas, caberá ao seu ortodontista definir qual é a técnica mais adequada para o seu caso.

Gostou do assunto de hoje? Deixe seus comentários e dúvidas para que possamos manter você sempre bem informado.

Não esqueça de curtir a nossa página no facebook e baixar as nossas cartilhas informativas.


Um pensamento em “Aparelho fixo ou removível?

Os comentários estão desativados.