O que é Ortodontia? 2


Esta semana gostaríamos de abordar uma das especialidades mais buscada na odontologia, a ortodontia.

O que é Ortodontia?

Começo perguntando se você sabe qual o foco ou objetivo desta especialidade? O que é Ortodontia?

Parece óbvio não é mesmo? Mas nem sempre é.

De acordo com a Wikipédia: 

A ortodontia é definida como a especialidade da Odontologia relacionada ao estudo, prevenção e tratamento dos problemas de crescimento, desenvolvimento e amadurecimento da face, dos arcos dentários e da oclusão, ou seja, disfunções dento-faciais.

É um pouco mais amplo do que você imaginava, não é mesmo?

A maioria das pessoas acredita que ir ao ortodontista é sinônimo de “colocar aparelho” e pronto. Na verdade, o ortodontista tem um papel muito mais complexo do que isso, através dos tratamentos ortodônticos, podemos sim resolver problemas estéticos, porém uma infinidade de outros problemas que nem sempre são sentidos ou vistos.

Este assunto, entretanto, é bastante abrangente e pretendemos ao longo do tempo publicar mais e mais textos informativos para que você, que nos acompanha, possa estar sempre bem informado. Curta a nossa página no facebook e acompanhe as diversas dicas sobre cuidados e saúde bucal. Acesse também a sessão cartilhas do nosso site e faça o download das nossas cartilhas informativas.

Não se esqueça que aparelho ortodôntico é um meio para um fim, é uma ferramenta, um instrumento de tratamento e não um adorno. Saúde bucal é um assunto sério! Antes de fechar qualquer tipo de tratamento, tenha certeza de que o profissional é um cirurgião-dentista qualificado. Nunca faça qualquer tipo de tratamento fora de um consultório ou com alguém que não seja um/a cirurgião-dentista formado.


2 pensamentos em “O que é Ortodontia?

Os comentários estão desativados.