O vilão chamado tártaro

Engana-se muito quem acha que o único problema de não escovar os dentes é a futura dor de dente causada pelas cáries, a má escovação, junto a diversos outros fatores como má alimentação, podem causar uma série de consequências graves, dentre elas, a formação de cálculos (mais conhecidos como tártaro), consequentemente, uma gengivite ou outras doenças periodontais.

Resultado de imagem para tartaro

O tártaro é uma placa bacteriana que endurece na superfície dos dentes, podendo formar-se também sob a gengiva. Pela sua superfície mais porosa, absorve manchas com mais facilidade, o que além de prejudicar a sua saúde, prejudica a sua estética.

Evitar a formação do tártaro pode ser mais fácil do que imagina, uma escovação cuidadosa, o uso do fio dental e uma alimentação mais balanceada diminuirão significativamente as chances de surgimento das placas bacterianas e por consequência, do tártaro.

Resultado de imagem para tartaro

Se você já conversou com uma pessoa que tem tártaro acumulado, deve ter ficado no mínimo desconfortável pela aparência desleixada e/ou pelo mau odor exalado da cavidade bucal. A remoção do tártaro deve ser feita pelo cirurgião-dentista em um consultório ou clínica odontológica. Entretanto, não basta visitar regularmente o dentista, é preciso ter o devido cuidado com a higiene no dia a dia.

Pessoas com aparelhos ortodônticos tem mais propensão ao surgimento do tártaro pois a higiene termina sendo mais difícil, consequentemente menos cuidadosa. É preciso ter paciência e reforçar a atenção nos cuidados com a higiene pois além de estar sujeito aos problemas mencionados acima, os pacientes de ortodontia tem o agravante de aumentar a quantidade de visitas ao ortodontista por queda de braquetes já que a acidez acumulada na região se infiltra entre o dente e o braquete e enfraquece a aderência.

Resultado de imagem para tartaro aparelho ortodontico

Foque na higiene bucal e diminua drasticamente não só as dores de dente como as dores de cabeça, a final de contas, quem é que gosta de ficar sofrendo por um descuido bobo ou 5 minutos do seu tempo em cada escovação?

Eu sempre brinco que na odontologia, é possível prevenir e remediar, apesar disso, prevenir é muito mais barato e muito menos doloroso para o paciente. Qual das duas você prefere?