Você sabe o que é DTM (Disfunção Temporomandibular)?

O que é DTM ou Disfunção TemporoMandibular?

A disfunção temporomandibular é mais comum do que você imagina, pode ser que o nome não seja familiar, mas os sintomas, estes sim você deve conhecer de cor e salteado.

Dor na ATM
A DTM (Disfunção Temporomandibular) afeta a articulação temporomandibular (ATM) que fica localizada entre a face e a têmpora (ligado a mandíbula ao osso temporal).

Articulação temporomandibular

Sintomas

Os sintomas são muito conhecidos e mesmo que você nunca tenha sofrido com eles, com certeza deve conhecer alguém que sofreu ou ainda sofre. Muitas vezes é difícil saber com certeza se é ou não DTM pois os sintomas podem estar presentes em outras condições. Daí a necessidade e importância de procurar o seu cirurgião dentista para que este faça um diagnóstico completo. Conhecendo o seu histórico completo através da anamnese, realizando um exame clínico e apoiado por radiografias adequadas, o diagnóstico poderá ser definido e só então, um plano de tratamento poderá ser realizado.

Articulação temporomandibular

Veja alguns dos sintomas mais comum de DTM:

• Estalos durante a movimentação da boca (abertura e fechamento);
  • Dores na musculatura de mastigação;
  • Desconforto e/ou inchaço facial;
  • Dores de cabeça (muitas vezes similares a enxaquecas);
  • Dor de ouvido;
  • Dor e pressão atrás dos olhos;
  • Mudança na oclusão (forma como os dentes superiores e inferiores se encaixam) dentária;

Causas

A DTM pode surgir de problemas nos músculos da mandíbula ou na própria articulação. Problemas relacionados a oclusão, bruxismo (ranger dos dentes) podem contribuir significativamente e causar a longo prazo problemas maiores. Daí a importância em consultar o seu cirurgião dentista e tratar a causa do problema.

Músculos da Mandíbula

Mas e ai, tem tratamento?

Claro, só que não existe uma única possibilidade, tudo dependerá do diagnóstico. O seu cirurgião dentista poderá tentar eliminar a dor e os espasmos musculares pode meio de laserterapia, medicamentos ou uma junção de ambos.

laserterapia para DTM (Disfunção Temporomandibular)
Existem também as placas de bruxismo ou (miorrelaxante) para pacientes que tem o hábito de ranger ou apertar os dentes.

Placa miorrelaxante
E uma série de outros tratamentos que isolados ou combinados, podem eliminar ou amenizar de forma significativa os sintomas da DTM.
Agora, é importante frisar que a DTM, se não tratada, pode evoluir a um quadro mais complexo que exigirá intervenção cirúrgica.

Quer saber mais sobre a DTM, entre em contato conosco que teremos enorme prazer em ajuda-lo.

Um grande abraço.