Implante dentário dói?


Muitas vezes o medo do desconhecido, traumas ou situações do passado podem gerar pânico exacerbado ao pensar em passar por qualquer procedimento odontológico, ainda mais uma cirurgia para instalação de um implante. Pode ser um grande desafio.

A dúvida geral dos nossos pacientes é, dói ou não dói? (Eis a questão).

Bom, na teoria e na prática, não, não dói.

Hoje em dia os anestésicos e as próprias técnicas de aplicação deles estão extremamente evoluídos, o que nos dá uma maior segurança no controle da dor.

É claro que somente um bom anestésico e uma técnica eficiente não garantem um procedimento tranquilo, é preciso ter todo um preparo prévio, conhecer a fundo o histórico médico do paciente (dai a importância de uma anamnese bem completa) e realizar um trabalho tranquilo e em conjunto para que o paciente sinta-se confortável na clinica e com os profissionais que vão atendê-lo desde a sua primeira consulta e antes de ser submetido a cirurgia de fato.

Então quando a pergunta “implante dentário dói?” vier a sua cabeça, responda você mesmo/a, não, não dói.

Tenha sempre em mente que, até chegar o momento da sua cirurgia, você precisará passar pela consulta inicial que ao contrário do que muitos pensam, é de extrema, mas extrema importância mesmo!

Veja por exemplo o nosso vídeo falando sobre a importância da primeira consulta clicando aqui.

Você precisará preencher uma ficha cadastral e anamnese que além de outras informações, fala sobre o seu histórico médico, o que é crucial para que o cirurgião-dentista possa executar uma cirurgia tranquila e com o máximo de conforto possível para você.

Veja por exemplo o nosso vídeo falando sobre a importância da anamnese clicando aqui.

Para finalizar, deixo aqui 6 passos para que você possa passar por uma cirurgia de instalação de implante com sucesso:

  • Pesquise bem sobre a clínica e o profissional que vai executar a cirurgia antes de fechar.
  • Não seja afobado, passe por cada uma das consultas necessárias e espere o tempo correto entre cada etapa do processo.
  • Preencha de forma completa e sem preguiça a anamnese, isso gera segurança para o cirurgião-dentista mas principalmente para você, é a sua saúde em jogo.
  • O preço obviamente é importante, mas também não é tudo, as vezes é melhor pagar um pouco mais e fazer com alguém muito bom do que pagar um pouco menos e fazer com alguém de quem não tem qualquer referência.
  • Siga toda e qualquer instrução pré e pós cirurgia, elas são extremamente importantes para sua recuperação e o sucesso na integração do seu implante. Se você fuma ou bebe por exemplo, é bom pensar em parar por um tempo.
  • Sob hipótese alguma minta para o seu cirurgião-dentista, se você não tomou a medicação que foi prescrita, se não seguiu uma orientação que foi passada, informe isso, ele ou ela poderá com base nessa informação, adotar uma abordagem diferente para melhorar o seu pré e/ou pós operatório.

Espero ter ajudado com este breve post sobre “implante dentário dói?”.

Caso tenha dúvidas, não deixe de nos contactar, será um prazer responder você.

Quer que escrevamos sobre outros tópicos? Deixe seu comentário aqui e ou nas nossas redes sociais @benitezodontologia que responderemos o mais rápido possível.

Deixe um comentário